17/07/2025
Ex-presidente da Codevasf é alvo de operação
Na etapa desta quinta-feira (17) da operação Overclean, um dos alvos foi o ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, além de outras pessoas ligadas ao deputado federal Elmar Nascimento, do União Brasil na Bahia.
Moreira foi diretor da Codevasf de agosto de 2019 a junho de 2025.
A PF quer desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações, desviar recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, além de praticar corrupção e lavagem de dinheiro.
As investigações se concentram no desvio de verbas destinadas ao município baiano de Campo Formoso, na Bahia, e têm como alvos nomes de peso, como o ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira (foto em destaque), e pessoas ligadas ao deputado federal Elmar Nascimento (União-BA).
A ação ocorre enquanto o Moreira aguardava sua liberação para trabalhar na Odebrecht. Como mostrou a coluna de Tácio Lorran, aComissão de Ética Pública da Presidência República (CEP) decidiu impôr quarentena de seis meses a ele depois de entender que haveria conflito de interesse na proposta recebida para trabalhar na empreiteira.
Moreira foi diretor da Codevasf gosto de 2019 a junho de 2025.
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em seis cidades, dentre elas, campo Formoso (BA), comandada pelo irmão do deputado Elmar Nascimento (União-BA), o prefeito Elmo Nascimento.
Elmo, assim como outros dois familiares de Elmar também foram alvos da PF nesta quinta-feira (17/7). O deputado, contudo, não foi alvo.
A investigação, que teve início no final de 2024, apura supostos desvios de emendas parlamentares destinadas a bancar contratos fraudulentos milionários.
foi uma emenda enviada por Elmar para a cidade do irmão que fez com que ele virasse alvo da PF. A investigação foca agora em contratos da Codevasf com o município.

Marcelo Moreira rodou o país acompanhado do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, titular da pasta a qual a Codevasf é integrada.
