18/08/2025
Presidente nacional do PT empossa Samanda Alves para comandar legenda no RN que terá candidaturas de Fátima e Cadu como prioridades em 2026
No encontro estadual que trouxe ao RN o presidente nacional da legenda, Edinho Silva, para dar posse à presidente da legenda no RN, vereadora Samamda Alves, reunindo cerca de 700 militantes, o PT do Rio Grande do Norte contou ainda com a participação de representantes de 8 partidos aliados: PSB, PSOL, PV, PCdoB, Cidadania, PDT e Rede.
A governadora Fátima Bezerra, os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, e os estaduais Francisco do PT e Divaneide Basílio, reforçaram o compromisso de unidade e a preparação para os próximos desafios.
Também marcaram presença, lideranças de movimentos sociais como MST, CUT, União Estadual dos Estudantes, Movimento de Mulheres, Movimento Negro e LGBT+.
O encontro consolidou o processo democrático do PED (Processo de Eleições Diretas), que mobilizou mais de 7 mil petistas em todo o estado.
As estratégias eleitorais para 2026 foram debatidas em plenária, com destaque para a disputa pelo Senado, que terá duas vagas. A candidatura de Fátima Bezerra foi reafirmada como prioridade, assim como o projeto de Cadu Xavier para o Governo do Estado, em sintonia com a liderança nacional do presidente Lula e com o fortalecimento do bloco político que governa o RN.
“O PT vem com força para 2026. Estamos prontos para contribuir com a reeleição do presidente Lula, reconduzir Fátima ao Senado e eleger Cadu governador, garantindo que o Rio Grande do Norte siga no rumo certo, avançando nas conquistas que os governos de Fátima já entregaram. Vamos ampliar nossa presença no parlamento, tanto na bancada federal quanto na estadual, e fortalecer nossa representação para estar cada vez mais próxima da população. Quem achar que o PT vem apenas para marcar presença está enganado. Vamos vencer. Quem viver verá!”, destacou a nova presidente Samanda Alves.
“O Brasil e o Rio Grande do Norte não podem voltar ao passado. Assim como em 2018 e 2022, vamos evitar retrocessos e derrotar mais uma vez a direita e o bolsonarismo, lado a lado com nossa militância, com os partidos da Federação e com os partidos aliados, além dos movimentos sociais. Com pé no chão, unidade e convicção, seguiremos firmes no caminho da democracia, da justiça social e do desenvolvimento para todos”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.


