16/10/2025
Ex-fumante, José Agripino recebe homenagem da classe médica pela atuação no Senado contra o vício do cigarro
O ex-senador José Agripino Maia recebeu homenagem da Associação Médica do Rio Grande do Norte pela sua atuação, no Senado, contra o vício do cigarro.
Durante anos Agripino foi fumante. Foi com a ajuda do médico cardiologista Paulo Davim, que ele conseguiu largar o cigarro.
Inspirou alguns fumantes, como meu marido, PH, que buscou o mesmo médico e também conseguiu largar o vício. Isso há quase 20 anos.
A atuação de Agripino contra o cigarro foi lembrada durante a homenagem.
O ex-senador e Anita Maia foram recebidos pelo presidente da Associação, o médico cardiologista Itamar Oliveira.


A LUTA CONTRA O CIGARRO
Em 1995, o então senador José Agripino apresentou um projeto de lei que proibia a propaganda de produtos derivados do tabaco, como cigarros, charutos e afins, em rádio, televisão, jornais e revistas, além de vetar o patrocínio de eventos culturais e esportivos por empresas do setor.
A proposta foi incorporada à Lei n° 9.294/1996, sancionada em 15 de julho de 1996, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
A lei regulamentou restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígenos, bebidas alcoólicas, medicamentos e defensivos agrícolas.
Em 2000 o Congresso reforçou a proibição, restringindo totalmente a propaganda de cigarros em qualquer meio de comunicação de massa, ampliação ainda alinhada ao projeto original de Agripino.
