12/11/2025
Estudante Helena Marillac vence concurso e conquista bolsa para curso em Oxford
Será na manhã desta quarta-feira (12), às 9h, a justa homenagem do Colégio Contemporâneo, em Natal, à estudante Helena Marillac de Azevedo Rondon, de 14 anos.
Helena foi a vencedora do Concurso Internacional de Redação de Cartas, e como prêmio receberá uma bolsa de estudos em Oxford, no Reino Unido.
A cerimônia será no Complexo Educacional Contemporâneo, unidade Cidade Verde. A estudante conquistou o primeiro lugar estadual no 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios.
Com uma carta poética e contundente, Helena assumiu a voz do próprio mar e emocionou os avaliadores com um apelo pela preservação dos oceanos. A estudante do 9º ano do ensino fundamental escreveu um texto que combina sensibilidade e crítica ambiental, simbolizando o poder da juventude na defesa do planeta.
O tema do concurso deste ano foi “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, e integra as ações da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), conhecida como Década do Oceano.
Em um dos trechos mais impactantes da carta, o mar, personificado pela jovem autora, revela sua exaustão diante da indiferença humana: “Produzo 50% do oxigênio necessário para a vida no planeta e, mesmo assim, os humanos me me poluem, me exploram e me ignoram.”
Helena explica que quis dar voz ao mar a partir do que sentia no próprio coração: “ O mar não entende porque oferece oxigênio e, em troca, os humanos tentam asfixiá-lo com tanto lixo. Eu quis escrever essa carta como um grito de esperança, uma tentativa de fazer as pessoas escutarem o que o oceano tentaria dizer se tivesse voz.”
O concurso contou com mais de 3.800 participantes de 1.918 escolas públicas e privadas de todo o país. A força do texto garantiu à estudante o primeiro lugar estadual, com prêmio de R$ 2,3 mil e o Complexo Educacional Contemporâneo receberá R$ 2,5 mil pelo incentivo à educação literária e ambiental.
O talento e a sensibilidade de Helena também abriram novas portas. A jovem, que é fluente em inglês, foi contemplada com uma bolsa de estudos para um curso à sua escolha, ficando hospedada na própria universidade. São várias temáticas, desde cinema à medicina para adolescentes, oferecidas durante as férias na Universidade de Oxford (Inglaterra), experiência viabilizada por meio de parceria com a empresa SD STudent Travel, que promove a internacionalização da educação e o intercâmbio cultural de jovens brasileiros.
A cerimônia desta quarta-feira reunirá representantes dos Correios, autoridades locais, familiares, educadores e colegas de escola, em um evento que simboliza a força da educação e da consciência ambiental como pilares de transformação social.
Helena é filha da jornalista, ex-repórter da InterTV, Glácia Marillac.

