Imagem de Thaisa Galvão

#JornalismoSemFakeNews

Logo desktop Logo mobile
Imagem de 19 anos

Primeira jornalista mulher a assinar um blog de opinião política no Brasil

16/11/2025





Livro do potiguar Octavio Santiago, debatido em todo o Brasil e no exterior, no topo dos mais vendidos da Amazon

Depois de constar, no mês de outubro, quando se celebrou o Dia do Nordestino, entre os 3 livros nacionais mais vendidos da Amazon, “Só sei que foi assim — a trama do preconceito contra o Nordeste” (editora Autêntica), do jornalista potiguar Octávio Santiago, emplacou o primeiro lugar, como o mais vendido da plataforma, seguido por "Vidas Secas", de Graciliano Ramos.

A obra ganhou destaque em tanto na categoria 'Discriminação e Racismo – Política e Ciências Sociais' quanto em 'Emigração e Imigração – Política e Ciências Sociais', figuranro em 2º lugar na categoria 'Livros de Sociologia da Teoria Social'.

Coincidência ou não, o destaque aconteceu logo após o ator Wagner Moura, cotado nas apostas para o Oscar 2026 pelo filme 'O Agente Secreto', receber o livro durante sua participação no podcast “Os nordestinos pelo mundo”, de Leo Paiva. Podcast que Octavio também participou (confira vídeo abaixo).
“Que lindo, vou começar a ler agora. Que interessante”, comentou o ator, que também é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Outubro foi intenso na agenda de divulgação do livro, que é fruto da tese de doutorado do jornalista. Octavio participou de eventos em Brasília, Recife, Florianópolis, São Paulo — e até em Roma (Itália) e Munique (Alemanha) — para apresentar essa trama tão insistente, mas que agora conta com uma obra consistente e disposta a enfrentá-la.

Além das fronteiras

Em Roma, o encontro aconteceu no Instituto Guimarães Rosa, na Embaixada do Brasil, onde o autor conversou com o público sobre os múltiplos “Nordestes”, os estereótipos historicamente construídos e os caminhos para superá-los. A sessão, que incluiu bate-papo e momento de autógrafos, reuniu pesquisadores, brasileiros residentes na Itália e leitores interessados no tema.

Dias depois, em Munique, Octavio participou de outra roda de conversa com brasileiros que vivem na cidade e alemães interessados no Brasil. O encontro, organizado com apoio do projeto Mala de Herança, que ensina português no local, teve uma discussão sobre preconceito regional e muitas trocas.

Na semana passada, em Natal, Octavio Santiago participou de debate sobre o tema do livro, no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região.

 

"Eu tive uma honra danada: ir ao @trt21rn falar sobre "Só sei que foi assim" para magistrados e magistradas", postou Santiago, agradecendo à professora Patrícia Vilar, que conduziu o 'papo', ao presidente do Tribunal, desembargador Eduardo Rocha, ao diretor da Escola do TRT, Eridson Medeiros, e aos juízes Daniela Lustoza e Luciano Athayde.

"Obrigado por abrirem as portas do Tribunal para um tema tão urgente, e tão ligado à Justiça do Trabalho", concluiu o autor.

 

 

Calendário


  •  AnteriorNovembro 2025Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    2627282930311
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30123456
Vídeos


Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.